Você desanima com a chegada das primeiras ondas de frio, pensando que vão por água abaixo todos os seus esforços para manter o peso? Pois saiba que o inverno é a melhor época do ano para perder os quilinhos a mais, já que o nosso metabolismo fica acelerado em função dos esforços que o organismo faz para se aquecer e manter estável a temperatura corporal. E aquela vontade de comer alimentos mais calóricos, como fica? A nutricionista Brunna Reis explica que, como precisa trabalhar mais para se aquecer, o corpo consome mais energia e pede por alimentos com alto teor de gordura, para facilitar a sua tarefa.
E é aí que está o segredo: substituir os alimentos gordurosos e pesados, típicos do inverno, por versões mais saudáveis e leves. Com eles, saciamos a necessidade do organismo sem comprometer a dieta. E, melhor, com a possibilidade de ainda perder alguns quilinhos de brinde. Confira as dicas da nutricionista para tirar o melhor proveito do frio.
1 – Chás
São ótimos aliados para o emagrecimento, ainda mais nessa época do ano. Além manter nosso corpo aquecido e com uma sensação de bem-estar, podem ser feitos com ervas que contribuem para a perda de peso. Exemplo: chá verde com gengibre, chá de cavalinha, chá de oliveira, chá de hibiscos com hortelã e chá de dente de leão.
Regra de ouro: beba o chá sem açúcar.
2 – Sopa de legumes
Além de saudáveis, auxiliam na manutenção do peso e favorecem a sensação de aquecimento e conforto, tão importante nos dias frios. Mas atenção: evite sopas e caldos cremosos, com adição de ingredientes gordurosos como leite, creme de leite, queijos e manteiga. Também evite adicionais no momento do consumo, como pães, tortas, croissants e queijos variados. Eles boicotam o emagrecimento e tornam a refeição mais calórica.
3 – Folhas verdes
No inverno, muitas pessoas deixam de comer a salada verde crua, já que ela é fria e não favorece o paladar de um dia gelado. A dica é fazer essas folhas refogadas ou acrescentá-las às sopas. Os vegetais são fundamentais para um emagrecimento saudável, por isso não podem ficar de fora do cardápio. Experimente refogar couve, espinafre, acelga, repolho e outras folhas da sua preferência com um fio de azeite de oliva, cebola, alho, sal e pimenta do reino. É quentinho e fica uma delícia.
4 – Frutas
Assim como as folhas, elas normalmente são geladas e não apetecem no inverno. Mas experimente substituir a sobremesa por uma maçã assada com canela e açúcar mascavo, uma banana assada com mel e aveia em flocos ou um mix de frutas com calda de chocolate amargo. Todas as opções são quentinhas, apetitosas e pobres em açúcar.
5 – Fracionamento alimentar
Essa regra vale sempre: comer a cada três horas. É fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a sensação de saciedade. Assim, você acelera o metabolismo e evita aquela fome traiçoeira, fora de hora.